Alunos de psicologia disponibilizam Ebook com dicas sobre a depressão em idosos.

Clique aqui para baixar

Baixe livro sobre depressão em idosos

Formato do evento: Palestras

Data: Seria realizado dia 28 de março de 2020, mas devido à epidemia do coronavírus o evento teve que ser adiado, uma nova data será definida em breve

Local: Auditório Newton Paiva – Campus Silva Lobo

Horário: 8 às 12h

Atividades: Palestras e homenagens

Inscrições: Sympla

Projeto Roma Amor lança a campanha "Lute pela Vida

Sem Vício" em atenção ao Dia Mundial Sem Tabaco

Oportunidade em que homenageamos o Dr. Drauzio Varella ao

receber prêmio da Organização Mundial da Saúde - OMS pela sua

importante atuação na medicina e no combate ao tabagismo

O cigarro sempre foi considerado por especialistas um dos principais vilões para a saúde mental e física. As substâncias presentes nesse produto podem ocasionar diversas doenças ao organismo, além de causar dependência química e mental. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu em 1987 a data de 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como objetivo fortalecer a luta contra o tabagismo e os males que esse hábito pode ocasionar.

 

Em virtude disso, o projeto Roma Amor - Compromisso Social se juntou mais uma vez com a ONG ABRAÇO - Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas

através de sua psicóloga Priscila Santos Pereira especializada em auxiliar dependentes químicos, para realizar uma campanha em prol da conscientização sobre os riscos do cigarro e suas substâncias. Além de informações valiosas sobre como cuidar da saúde e evitar o vício, o site do Projeto Roma Amor agora conta com um espaço dedicado especialmente para essa campanha.

Rosilene Rosa dos Santos, idealizadora e fundadora do Roma Amor, fala do teste que foi criado e desenvolvido pelo psicólogo Rogério Salgado e pelo professor Elias Murad, agora disponibilizado pelo presidente da ABRAÇO Jânio Miranda para ser divulgado nesta campanha. “Assim, conseguimos disponibilizar um meio seguro para que as pessoas possam entender o papel do cigarro em suas vidas”, completa.

 

O teste disponibilizado no site é no formato de questionário e qualquer pessoa pode acessar e responder às perguntas. No final, será estabelecido uma pontuação que indica em qual categoria de dependência o indivíduo se encaixa. “Para cada tipo de nível separamos algumas dicas para conseguir abandonar o tabagismo e voltar a ter uma vida saudável”, comenta.

 

Para aqueles que atingirem uma pontuação considerada de risco, o resultado indicará a forma de buscar o tratamento profissional adequado.

 

Rosilene destaca que a conscientização segue sendo o melhor caminho para diminuir os riscos da dependência em cigarro na vida da população. “Além de fazer mal por si só, o tabagismo também pode ser uma porta de entrada para outras doenças e vícios. Por isso, todo cuidado é sempre bem-vindo”, 

Questionário é disponibilizado pelo projeto e vai indicar o nível

de dependência e a melhor forma de tratamento para cada caso.

 Marcha Virtual pela Ciência recebeu mais

de 1.000 depoimentos em vídeo e texto

As colaborações serão disponibilizadas ao longo das próximas semanas nos canais da SBPC. Vamos manter acesos os propósitos do #paCTopelavida

 

Pesquisadores, professores, estudantes, gestores, parlamentares, amigos da ciência de todo o País participaram massivamente da Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela SBPC, com apoio de mais de uma centena de entidades e instituições científicas e acadêmicas do País, no dia 7 de maio. Entre as iniciativas, vídeos e textos com depoimentos sobre a importância de defender a CT&I em tempos de coronavírus inundaram as redes sociais.

Somente a SBPC recebeu mais de 1.000, um volume extraordinário, que demonstra a preocupação e apoio das pessoas ao trabalho de pesquisadores e instituições de pesquisa do Brasil. Todos os vídeos serão publicados no canal @SBPCnet do YouTube, e os depoimentos escritos, divulgados no site da entidade ao longo das próximas semanas. Aos que publicaram depoimentos em seus próprios canais, a entidade pede que marquem a @SBPCnet, para poder compartilhar também.

 

Até o momento, a playlist “Marcha Virtual pela Ciência” conta com mais de 520 depoimentos. O médico e divulgador científico  Drauzio Varella fez questão de deixar sua mensagem: “A ciência tem sido desprezada. Os investimentos diminuem a cada dia. Os cortes de bolsas para formação de novos pesquisadores atingiram níveis inaceitáveis. Como consequência, cientistas brilhantes emigram par os centros internacionais. As perdas são enormes. Existe algum país no mundo que se desenvolveu sem investir em ciência e tecnologia? Existe?”, questionou o médico oncologista em seu vídeo.

O ex-ministro da CT&I e presidente honra a SBPC, Sérgio Rezende, também participou e falou sobre o Consórcio Nordeste e a criação de uma rede de combate à covid-19. Formado pelos governos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o Consórcio vem buscando medidas articuladas entre estados e municípios da região baseadas no conhecimento científico. “Essa pandemia envolve um vírus desconhecido. E é preciso enfrentar o desconhecimento com conhecimento. A ciência tem que ser a base de tomada de decisões com relação ao coronavírus”, disse em seu depoimento à Marcha Virtual pela Ciência.

“É muito espantoso, aparentemente, não haver uma compreensão do estado brasileiro, do governo atual, da importância da ciência, da importância da educação, da importância das medidas de saúde que estão sendo adotadas no mundo todo para enfrentar essa ameaça terrível à vida”, declarou o professor da USP Renato Janine, ex-ministro da educação e conselheiro da SBPC.

 

Ennio Candotti, presidente de honra da SBPC ressaltou em seu depoimento a atuação heroica do sistema de saúde brasileiro no combate à covid-19 e defendeu a pesquisa pública no País e a democratização do conhecimento científico. “Para que a ciência possa contribuir para combater pandemias e epidemias deveríamos defender de modo intransigente o domínio público da informação científica. Permitir que ela circule sem as restrições proprietárias.”

 

Assista aos depoimentos em nosso canal: https://bit.ly/sbpcvideosmarcha

 

Vamos manter acesos os propósitos do nosso #paCTopelavida!

Momento de alegria para as meninas da Casa Irmão Sol

Em 14 de outubro de 2019 o Rotary Club BH Mangabeiras, numa em parceria com o Projeto Roma Amor, viabilizaram a construção de uma casa de brinquedo para as meninas de 6 a 12 anos acolhidas na Casa Irmão Sol Meninas.

Faculdade Newton Paiva apresenta o projeto "Ação Social e Solidariedade" em parceria com o "Projeto Roma Amor"

O projeto “Ação Social e Solidariedade” é um evento que tem como objetivo principal incentivar a solidariedade e valorizar pessoas que realizam ações positivas em comunidades carentes, projetos, instituições de longa permanência e com pessoas em vulnerabilidade social.

 

Além disso, o evento visa reconhecer iniciativas de cunho social, promovendo maior conscientização da responsabilidade com a sociedade e inspirando outras pessoas a serem solidárias.

Assim, diante de tantas tragédias muitos voluntários vêm se sensibilizando em ajudar o próximo e acabam sendo recompensadas em sentir a satisfação de ver a alegria das pessoas beneficiadas. Ajudar o próximo é uma simples e nobre atitude que acaba se tornando uma prática constante.

Neste sentido é importante promover ações de conscientização da importância do voluntariado, do por que ser um voluntário e reconhecer iniciativas de pessoas e empresas. Assim surgiu a ideia em realizar na Newton Paiva o evento “Ação Social e Solidariedade” para não somente falar do trabalho social, mas também conectar e reconhecer iniciativas de pessoas e empresas.

 

Público de interesse: Universitários e público externo.

Formato do evento: Palestras

Data: Seria realizado dia 28 de março de 2020, mas devido à pandemia do coronavírus o evento teve que ser adiado, uma nova data será definida em breve

Local: Auditório Newton Paiva – Campus Silva Lobo

Horário: 8 às 12h

Atividades: Palestras e homenagens

Inscrições: Sympla

©2020 por Projeto Roma Amor

Contate-nos

Contato

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Coordenadora: Izabella Iglesias

Tel.: (31) 99278-0645